A estiagem pode ser uma grande lição

Estiagem em São Paulo

A cidade de São Paulo, assim como muitas outras do Brasil e principalmente do estado de São Paulo, passa por um de seus maiores desafios: Lidar com a falta de água.

Suas maiores áreas de captação estão quase secas e seus rios completamente poluídos. Há previsão de que, retornando a temporada das chuvas, época que coincidirá com a seca total das represas que abastecem a cidade, a situação tenderá a se regularizar. Mas até lá, que tipo de providências já poderiam ser tomadas para que esse tipo de situação não voltasse a se repetir? Ou como amenizar as consequências da estiagem? As respostas para esta pergunta serão a base deste artigo.

O primeiro passo é a reciclagem. Da mesma forma como hoje já se fortificou a cultura da reciclagem de lixo, a da água também precisa ser feita. A água proveniente da pia e chuveiro poderiam ser reaproveitada diretamente, sem necessidade de tratamento, no vaso sanitário. Através de um sistema simples esse processo já se viabilizaria. A água da área de serviço, poderia ser reaproveitada na limpeza. Quando este tipo de água descartada é lançada diretamente nas redes de esgoto do município, como acontece atualmente na grande maioria das residências, no fim será misturada à água do esgoto sanitário, comercial e industrial e o processo de despolição para reaproveitamento se torna mais difícil. A idéia principal seria reaproveitar este tipo de água ao menos uma vez antes de lançá-la à rede de esgoto do município.

O segundo passo é a despolição dos rios e represas da cidade. Este já é muito mais complexo mas serve também como base para a utilização de suas águas e melhoria da qualidade de vida do paulistano. Toda grande cidade que se preze possui um rio que a represente. Com São Paulo não é diferente. Mas se isso fosse relacionado ao moral da cidade, a de São Paulo estaria bem baixo. Por isso, seus rios necessitam urgentemente da completa despolição e voltarem a ser utilizados como áreas de lazer. Esta despolição dos rios da cidade pode se iniciar dentro de casa. O lixo que se descarta diariamente precisa ser destinado exclusivamente à coleta municipal nos dias e horas certos. Este lixo será destinado a um aterro sanitário que evitará qualquer contato com nascentes e córregos que formam os rios da cidade.

O próximo passo é o combate ao desperdício de água. Tendo consciência dos problemas com a estiagem, a população tem feito muito bem sua parte ao economizar água. Mas há um grande problema invisível aos olhos humanos que talvez seja o maior vilão do desperdício: os vazamentos de água. Por isso, é preciso verificar através de uma empresa especializada na busca de vazamentos na rede de abastecimento da residência para verificar se não está havendo nenhum tipo de desperdício. Além disso, torneiras, chuveiros e vasos sanitários também precisam ser checados.

Como último passo, será citado o entupimento de tubulações. Algumas vezes, ao constatar o entupimento de canos, vasos sanitários, ralos, etc, a primeira providência que se tem é o envio de mais água e pressão para efetivar o desentupimento. Em tempos de falta de água, de fato não é a melhor solução. Para este caso, contactar uma empresa desentupidora é o melhor já que evitará o desperdício e o procedimento de desentupimento será realizado rapidamente e diretamente no ponto.

A falta de chuva não pode ser considerada o motivo único para a crise no abastecimento da cidade. Se este momento servir como lição para que problemas históricos sejam solucionados, certamente teremos água com qualidade sempre e uma São Paulo mais amigável.

Além de trabalhar de prontidão oferecendo soluções para o desentupimento de canos, ralos, vasos sanitários, esgoto, etc, a Limptec Desentupidora preza também pela conscientização da população e respeito às limitações da cidade de São Paulo. A Limptec oferece soluções eficazes para o desentupimento e busca por vazamentos em tubulações. Além disso, está em vigilância 24 horas por dia para atender os quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e principais cidades do interior e litoral.

Limptec: Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *