Atitudes Sustentáveis

Estiagem em São Paulo

Nos últimos anos, muito se tem falado em sustentabilidade. No primeiro momento, atribuía-se a atitude sustentável à melhoria da qualidade de vida das pessoas a partir de mudanças no comportamento em relação ao meio ambiente.

Utilizar papel reciclado e separar lixo para a coleta seletiva tornaram-se obrigação. Mas isso não pode parar por aí. As atitudes sustentáveis precisam ir muito além para que, de fato, se obtenha qualidade de vida a partir delas.

Desde que o termo sustentabilidade tornou-se comum, muitas empresas o utilizaram para promover ações de marketing utilizando o princípio de respeito ao meio ambiente. Mas, pensando bem, será que sustentabilidade é aplicável exclusivamente a medidas relacionadas à natureza? Isso pode ser muito mais abrangente se considerarmos, dentre muitas outras coisas, o corpo humano como parte da natureza. Cuidar da alimentação para promover a saúde, é buscar qualidade de vida. Atitudes sustentáveis, como uma alimentação saudável, sem desperdícios e exageros também podem ser consideradas atitudes sustentáveis.

E o tempo, como pode ser relacionado com sustentabilidade? Em toda sua história, a humanidade buscou entender e utilizar o tempo da melhor maneira possível. Pensando assim, manter a mente sã é uma excelente atitude. A busca pelo conhecimento a partir da leitura, cursos etc, é um grande exercício para que se tome atitudes mais inteligentes e rápidas, economizando o bem mais precioso que é o tempo. O conhecimento economiza tempo. Evitar o seu desperdício é também uma atitude sustentável.

Economia é uma palavra intimamente ligada com sustentabilidade. Economizar tempo pode ser uma busca constante da humanidade para uma vida melhor aproveitada e com melhor qualidade. Mas como relacionar economia à sustentabilidade ambiental? A cidade de São Paulo está passando por um momento bastante difícil por conta da estiagem. Nunca se esperou que a falta de chuva pudesse influenciar na vida do paulistano. Atualmente, economizar água para garantir o abastecimento tornou-se item das principais atitudes sustentáveis o que tem garantido o abastecimento e sua boa utilização por todos.

Ao ser utilizada em casa, a água é direcionada ao sistema de captação de esgoto do município. Mas ao ser descartada junto a restos de alimentos, óleos e outros materiais orgânicos gordurosos, podem causar problemas. O sistema de captação de esgoto de cada residência funciona como uma artéria: se receber óleo, uma hora vai entupir, o que pode te deixar na mão a qualquer momento e inesperadamente. Para que isso seja evitado, é preciso tomar alguns simples cuidados, como armazenar óleo utilizado e descartá-lo em postos de recolhimento, fazer a limpeza periódica da caixa de gordura, de inspeção e de fossas (caso utilizar), promover a limpeza da caixa d’água, etc. Todos esses cuidados também podem ser considerados atitudes sustentáveis já que, muito além de garantir que a tubulação de esgoto da residência seja entupida, no final também está contribuindo de alguma forma com a despolição dos rios.

A atitude sustentável precisa ser relacionada a tudo o que cada cidadão realiza, partindo dos cuidados com a própria saúde e finalizando com o meio ambiente. Afinal, quando se idealiza um mundo com qualidade, o objetivo é que se possa aproveitá-lo.

A Limptec é uma empresa desentupidora que preza pela qualidade de vida. Seus serviços, que variam entre desentupimento de canos, tubulações, esgoto, pias, ralos e limpezas de caixas de gordura, caixas d’água, fossas, dentre outros, promovem a sustentabilidade e evitam danos ambientais por serem qualificados e certificados pela Sabesp.

A Limptec Desentupidora trabalha 24 horas por dia de prontidão solucionando problemas com entupimentos atendendo os quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *