Cheiro de Esgoto

Cheito de Esgoto

Os esgotos residenciais, antes de serem deslocado para o sistema público de coleta, passam por inúmeras conexões que fazem a ligação com todos os componentes que escoam água utilizada em uma residência (a partir da cozinha, banheiros, área de serviço, etc.).

Todos os objetos que recebem água que serão descartadas, sejam eles pias, ralos, tanques ou vasos sanitários, possuem o mecanismo chamado sifão cujo objetivo é isolar os encanamentos de esgoto do restante da casa, garantindo ares puros. Mas, mesmo assim, quando há cheiro de esgoto em algum local da casa, faz-se valer o ditado “onde há fumaça, há fogo“. Portanto, será mostrado aqui o que pode estar acontecendo e o que fazer quando esta situação se faz presente.

Como dito, o sifão é uma peça fundamental para o isolamento do esgoto. Seu funcionamento, aplicado ao vaso sanitário foi explicado no artigo “vaso entupido? Nem sempre é fácil resolver“ . Seu sistema é também utilizado nas conexões hidráulicas de saída no banheiro através da caixa sifonada e das pias e tanques através do sifão. Se o malcheiro de esgoto for constatado na casa, há algo de errado acontecendo. Dentre as possibilidades, destacam-se:

NÃO UTILIZAÇÃO – Todos os sistemas de sifão utilizam a própria água para isolar os encanamentos de esgoto da residência. A não utilização de ralos e vasos sanitários por muito tempo, como o que normalmente acontece em toaletes extras, em cômodos não utilizados ou ao reabrir a casa depois de uma longa viagem, acaba liberando a conexão com o sistema de esgoto graças ao ressecamento da água que antes servia como tampão. Além do malcheiro pode também servir como porta de entrada para insetos e animais.

Solução
– Para este caso, isolar o que não está sendo utilizado é a melhor solução. É preciso vedar todas as áreas de conexão com o esgoto que não estiverem sendo utilizadas.

ENTUPIMENTO – Outro caso comum que proporciona o malcheiro é o entupimento das vias hidráulicas de saída da residência. Todos os dejetos físicos que eliminamos diariamente principalmente em locais não especificamente feitos para isso, como pias e ralos, tem a facilidade maior de proporcionar o entupimento da tubulação. Fios de cabelos, por exemplo, podem se acumular nas conexões ou curvas da rede de esgoto depois de terem passado pela caixa sifonada, dificultando a passagem da água até chegar ao ponto de não permitir a renovação da água que isolaria o ambiente interno do banheiro do esgoto. Além disso, proporcionará alagamentos.

Solução – Em primeiro lugar, é preciso evitar que se atire objetos através do ralo e pias. Sua manutenção periódica, retirando restos de alimentos do sifão, por exemplo, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema. Porém, ao notar malcheiro provenientes dos ralos e pias e perceber que a água está sendo escoada com dificuldade, contate uma empresa desentupidora para realizar o procedimento profissional para o desentupimento. O problema ocorre além do sifão. Então, métodos caseiros de desentupimento tendem a não resolver ou até aumentar o problema.

ERROS NA INSTALAÇÃO / DESGASTE – Outro problema comum acontece quando os sistemas de sifão são mal instalados. Há também a possibilidade de desgaste das peças que os compõe, comprometendo sua eficácia.

Solução – Inevitavelmente, a troca se faz necessário. Se foi mal instalado, dependendo da complexidade, talvez seja preciso chegar às vias de fato que é quebrar e refazer.

CAIXAS DE GORDURA, INSPEÇÃO, FOSSAS – Quando o malcheiro é proveniente da caixa de gordura, de inspeção ou de fossas sépticas evidencia seu entupimento ou o esgotamento de sua capacidade máxima de armazenamento.

Solução – Contate uma empresa especializada no desentupimento, limpeza de fossas ou desentupimento de caixas de gordura. Além de limpar, garantirão a hipermeabilização e a destinação correta para o conteúdo recolhido, evitando prejuízos ambientais.

Independentemente de qual seja o problema que evidencia o malcheiro de esgoto, a Limptec Desentupidora disponibiliza ampla gama de soluções. Possui veículos adaptados para hidrojateamento e equipamentos específicos para desentupimento de tubos de esgoto, proporcionando solução rápida, discreta e com ótimo custo x benefício.

 

Atendemos qualquer tipo de serviços relacionados a esgoto em toda região de São Paulo na zona sul, zona norte, zona leste, zona oeste, centro, abc paulista e interior.

A Limptec Desentupidora trabalha 24 horas por dia de prontidão para solucionar problemas de entupimento, atendendo os quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Leia mais informaçõesos sobre Fossas Sépticas:

  • Desentupimento de Esgoto
  • Limpeza de Esgoto
  • Tipos de fossas e sua manutenção
  • Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *