De onde vem as formigas?

Mudanças Climáticas

Basta o clima começar a esquentar para que elas surjam, como num passe de mágica, por todos os lugares da casa. Estamos falando das formigas, um dos menores animais a conviver com humanos em ambientes urbanos.

Mas quais os motivos pelos quais elas somente aparecem em estações com climas quentes e onde elas se escondem no frio? Além de responder estes questionamentos, o artigo também dará algumas dicas de como evitar que as formigas tomem conta dos lares.

Quem não se lembra da fábula da cigarra e da formiga? Em suma, ela conta a história de uma cigarra que canta alegremente durante o verão enquanto a formiga trabalha duro para estocar alimentos que seriam consumidos durante o inverno. O restante da fábula você encontra facilmente em uma busca na web. A fábula mostra bem o que as formigas fazem durante o inverno. Elas vivem uma espécie de hibernação e utilizam o alimento estocado no formigueiro, recolhido durante o verão, para a sobrevivência. Como gastam menos energia, conseguem manter a temperatura, o suficiente para que a colônia sobreviva durante os períodos frios.

A colônia é estabelecida a grandes profundidades justamente para que se mantenha afastada da superfície, evitando o contato com o ambiente externo, além de outros perigos, como predadores, por exemplo.

Várias espécies de formiga se adaptam facilmente a ambientes domésticos pois encontraram nestes locais condições perfeitas para sobrevivência, considerando a fartura de alimentos e espaço para instalação das colônias.

Por este motivo, quando se verifica a presença de formigas solitárias ou em grupos caminhando pela casa, saiba que já há um formigueiro instalado em algum local. Se for verificado uma fileira de formigas, elas estão realizando a mudança de local da colônia ou encontraram uma boa fonte de alimentação.

Para evitar que as formigas utilizem sua casa como moradia e sua cozinha como fonte de alimentação, algumas regras simples precisam ser seguidas nos dias de calor:

  1. A limpeza dos ambientes de preparo de alimentos e refeição é o ponto principal: Não havendo restos, não haverá fonte de alimento para as formigas;
  2. Procure trocar os lixos frequentemente principalmente nos dias quentes, pois o odor exalado por ele pode atrair colônias para aquela região;
  3. Notando pequenos buracos entre azulejos, pisos e paredes, busque obstruir esses locais com rejunte, massa para fixação de vidros ou, em último caso, até mesmo sabão em pasta.
  4. Utilizar produtos químicos domésticos até solucionam temporariamente, mas se a colônia e sua rainha não forem atingidas, brevemente elas se tornarão presentes novamente no ambiente.

Notando a presença de formigas no ambiente domiciliar, contate a Limptec Dedetizadora. Além de produzirem odores, a presença desses insetos podem também causar alergias e, de alguma forma, prejudicar a saúde dos moradores. Além disto, se há formigas, há condições para sobrevivência delas e de outros insetos. Por este motivo, seguir os passos para evitá-las ajudaria bastante, mas contatar a Limptec dedetizadora efetivaria a eliminação absoluta de todos os insetos.

A Limptec Dedetizadora trabalha 24 horas por dia proporcionando soluções para para eliminação completa de insetos e animais que podem prejudicar a saúde humana. A Limptec atende os quatro cantos da capital paulista, grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *