Central de Atendimento 24h

De onde vem as formigas?

24 de outubro de 2014

Postado por admin

Basta o clima começar a esquentar para que elas surjam, como num passe de mágica, por todos os lugares da casa. Estamos falando das formigas, um dos menores animais a conviver com humanos em ambientes urbanos.

Mas quais os motivos pelos quais elas somente aparecem em estações com climas quentes e onde elas se escondem no frio? Além de responder estes questionamentos, o artigo também dará algumas dicas de como evitar que as formigas tomem conta dos lares.

Quem não se lembra da fábula da cigarra e da formiga? Em suma, ela conta a história de uma cigarra que canta alegremente durante o verão enquanto a formiga trabalha duro para estocar alimentos que seriam consumidos durante o inverno. O restante da fábula você encontra facilmente em uma busca na web. A fábula mostra bem o que as formigas fazem durante o inverno. Elas vivem uma espécie de hibernação e utilizam o alimento estocado no formigueiro, recolhido durante o verão, para a sobrevivência. Como gastam menos energia, conseguem manter a temperatura, o suficiente para que a colônia sobreviva durante os períodos frios.

A colônia é estabelecida a grandes profundidades justamente para que se mantenha afastada da superfície, evitando o contato com o ambiente externo, além de outros perigos, como predadores, por exemplo.

Várias espécies de formiga se adaptam facilmente a ambientes domésticos pois encontraram nestes locais condições perfeitas para sobrevivência, considerando a fartura de alimentos e espaço para instalação das colônias.

Por este motivo, quando se verifica a presença de formigas solitárias ou em grupos caminhando pela casa, saiba que já há um formigueiro instalado em algum local. Se for verificado uma fileira de formigas, elas estão realizando a mudança de local da colônia ou encontraram uma boa fonte de alimentação.

Para evitar que as formigas utilizem sua casa como moradia e sua cozinha como fonte de alimentação, algumas regras simples precisam ser seguidas nos dias de calor:

  1. A limpeza dos ambientes de preparo de alimentos e refeição é o ponto principal: Não havendo restos, não haverá fonte de alimento para as formigas;
  2. Procure trocar os lixos frequentemente principalmente nos dias quentes, pois o odor exalado por ele pode atrair colônias para aquela região;
  3. Notando pequenos buracos entre azulejos, pisos e paredes, busque obstruir esses locais com rejunte, massa para fixação de vidros ou, em último caso, até mesmo sabão em pasta.
  4. Utilizar produtos químicos domésticos até solucionam temporariamente, mas se a colônia e sua rainha não forem atingidas, brevemente elas se tornarão presentes novamente no ambiente.

Notando a presença de formigas no ambiente domiciliar, contate a Limptec Dedetizadora. Além de produzirem odores, a presença desses insetos podem também causar alergias e, de alguma forma, prejudicar a saúde dos moradores. Além disto, se há formigas, há condições para sobrevivência delas e de outros insetos. Por este motivo, seguir os passos para evitá-las ajudaria bastante, mas contatar a Limptec dedetizadora efetivaria a eliminação absoluta de todos os insetos.

A Limptec Dedetizadora trabalha 24 horas por dia proporcionando soluções para para eliminação completa de insetos e animais que podem prejudicar a saúde humana. A Limptec atende os quatro cantos da capital paulista, grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Comentários

Deixe seu Comentário!

Artigo anterior

Mudanças Climáticas

Artigo seguinte

Mudanças Climáticas

Artigos relacionados

Deslize para ver mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ligar Entre em contato