Dedetização de Baratas. Entenda porquê fazer.

Dedetização de Baratas

Elas são pequenas, repugnantes, asquerosas e muitos outros adjetivos negativos. Estão por todas as partes da cidade e, quando menos esperando, aparecem voando para dentro de casa.

Há quem se aterrorize com sua presença pois, de fato, sua aparência e cheiro não são dos mais agradáveis. Estamos falando das baratas.

Esses insetos existem há mais de 300 milhões de anos e, por este motivo, são considerados um dos seres vivos mais antigos do planeta. Sua capacidade de adaptação aos mais diferentes ambientes é o que mais impressiona e é o que garante a ela esta incrível capacidade de sobrevivência. Aproveitaremos a descrição de suas características históricas para desmentir o mito de que as baratas teriam capacidade total de resistência à radioatividade emitida por bombas atômicas, por ex. Apesar de sua grande resistência e sobrevivência em ambientes hostis, quando expostas aos 34 mil rads (unidade de radiação absorvida) emitidos pela explosão de uma bomba atômica, não sobreviveriam por muito tempo. Sua capacidade de sobrevivência em ambientes radioativos é cerca de 20 vezes maior do que a do ser humano que suporta menos de 1000 rads.

As baratas são seres solitários (diferente de muitos outros insetos que convivem em sociedades) e tem hábitos noturnos, períodos os quais saem de suas tocas à busca de alimentos e de acasalamento. Possuem cerca de 5 mil espécies diferentes no planeta.

O maior problema das baratas, muito além de nossa repugnância por sua aparência física e odor, é que elas são transmissoras de vários tipos de doenças por se deslocarem por todos os tipos de ambiente. Além disso, as temidas baratas também podem proporcionar alguns outros problemas que serão listados abaixo:

  • Elas podem transportar consigo vírus, fungos, bactérias e protozoários a partir do contato com eles em ambientes como lixo, esgoto, etc.;
  • São hospedeiras de vermes;
  • Proporcionam reações alérgicas (no contato da pele humana com suas fezes);
  • Inutilizam alimentos (pelo odor que deixam em sua superfície e pela possibilidade de contaminação);
  • Roem e sujam roupas e derivados de papéis;
  • São pragas agrícolas (roem raízes e atacam produtos estocados em armazéns);
  • Podem proporcionar aos seres humanos problemas psicológicos.

Como pudemos ver, apesar de pequenas, o convívio com elas podem causar grandes transtornos ao humano. Nas cidades, sua capacidade de sobrevivência se multiplica pois encontram o ambiente perfeito para moradia, alimentação e reprodução. Utilizar inseticidas específicos para este inseto não basta, já que o ambiente continuará oferecendo o motivo pelo qual ele adentra as casas: Alimento. Desta forma, a Limptec dedetizadora apresenta algumas dicas para que a sua presença seja evitada:

  • Manter a casa limpa é o grande segredo. Banheiros, cozinhas e quintais limpos evitam que elas encontrem em sua casa alimentos (como restos de comida) e moradia (como entulho e amontoado de objetos);
  • Qualquer tipo de fenda ou buracos pela casa são locais ideais para a reprodução. É preciso que sejam vedados de alguma forma;
  • Os ralos funcionam como porta de entrada das baratas para ambientes internos de uma residência. Mantendo-os vedados quando não utilizados ou utilizando grelhas finas, além de fechar esta porta para as baratas, também pode evitar que outros insetos e malcheiro invadam a casa.

A Limptec dedetizadora aposta na conscientização da população para a diminuição dos transtornos do dia-a-dia provocados pela infestação de baratas e presença de outros insetos causadores de doenças. Mas, caso necessário, a Limptec estará em prontidão para solucioná-los oferecendo o serviço profissional de dedetização, higienização e controle de pragas.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Fontes:Revista Cada Linda – UolWikipediaMundo Animal – Abril

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *