Dedetização para o controle de pragas

Controle de Insetos

A dedetização é o termo profissional utilizado por empresas especializadas no combate a pragas, tendo como principais ferramentas, o uso de pesticidas e armadilhas sempre adequados a cada situação.

Já foi abordado no artigo “O que é dedetização? Quando dedetizar? Quais cuidados tomar?“ onde, dentre outras coisas, foi mencionado sobre os cuidados necessários para preparar um ambiente para as aplicações.

Hoje o nosso objetivo é comentar sobre os aspectos técnicos da dedetização para o controle de pragas urbanas e rurais.

Em meio à natureza, a cadeia alimentar tem uma função essencial no controle da proliferação acelerada de insetos. Quando eles encontram boas condições de sobrevivência, a sua rápida multiplicação é a maior conseqüência. Junto à ela, seus predadores naturais também se multiplicam, pelo mesmo motivo dos insetos: Fartura na alimentação. Mas quando há um desequilíbrio nesta relação natural de controle (com a falta de predadores), se faz necessário a intervenção humana pois as pragas podem devastar toda uma produção agrícola, infestar as cidades, enfim, sem o controle artificial, podem até causar sérios problemas sociais como a escassez de alimentos.

Por esse motivo, foram criadas diversas especializações para dedetização de acordo com cada ocorrência. Dentre elas, destacam-se:

Descupinização – Técnica específica para acabar com a ocorrência de cupins;
Desratização –  Utilização de armadilhas de acordo com o ambiente de ocorrência de ratos;
Controle integrado de pragas – Para estabelecimentos comerciais geralmente do ramo alimentício;
Controle de moscas e mosquitos – Que utiliza técnicas específicas para cada espécie que infestar o ambiente;
Controle de percevejos – Utilizando técnicas de acordo com a infestação geralmente em ambiente doméstico;
Controle de baratas – A partir de técnicas de dedetização para ambientes infestados.

Para ambas as especializações, utilizam-se técnicas específicas para aplicação que são:

Pulverização – O inseticida é diluído em água e armazenado no tanque do pulverizador. Então através do bombeamento manual o inseticida é disparado em regiões localizadas;
Atomização – Assim como a pulverização, esta técnica também tem o objetivo de expelir o inseticida direcionando-o às regiões de ocorrência das pragas. No entanto, chama-se atomizador pelo fato de que utiliza um motor com hélices que criam um turbilhão de vento. Este turbilhão quebra as partículas densas do líquido atomizando-as;
Polvilhamento – A partir da polvilhadeira, aparelho específico para esta técnica, utiliza-se o inseticida em pó em locais específicos. O pó deve percorrer toda a área de aplicação sendo fixado na superfície do ambiente, eliminando todas as pragas ali contidas;
Gel – O inseticida em gel é aplicado através de uma pistola em forma de gotas. No caso do controle de formigas, o gel será conduzido para o formigueiro por elas próprias onde será compartilhado naquele ambiente, eliminando toda a comunidade;
Iscas – Normalmente são utilizadas para atrair animais considerados pragas urbanas, como os ratos, por exemplo. Tais iscas são distribuídas em pontos estratégicos do ambiente infestado, efetivando assim a total desratização.

Obviamente, as técnicas de dedetização devem ser utilizadas restritamente por empresas qualificadas pois a má aplicação pode resultar em danos à natureza. Também por esse motivo, a empresa dedetizadora necessita de autorização especial dos órgãos governamentais e excelente qualificação para a realização do controle de pragas e aplicação da técnica mais adequada em cada ambiente.

A Limptec Dedetizadora, ciente de todas as condições, oferece o que há de mais moderno em equipamentos e técnicas para o combate às pragas. Além de utilizar todas as técnicas específicas para cada ocorrência, a Limptec Dedetizadora também trabalha na conscientização da população (como demonstrado no artigo “O que é dedetização? Quando dedetizar? Quais cuidados tomar?“) objetivando a diminuição de infestações de insetos especialmente nas áreas urbanas e conseqüente transmissão de doenças.

A Limptec Dedetizadora trabalha 24 horas por dia de prontidão para solucionar problemas com infestação de pragas atendendo os quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *