Central de Atendimento 24h

Desperdício de água

02 de novembro de 2014

Postado por admin

Há exatamente 1 mês, a Limptec Desentupidora abordou sobre a estiagem que São Paulo (e parte do Brasil) está passando através do artigo “A estiagem pode ser uma grande lição“. Naquele momento, a cidade de São Paulo já vivia a sua maior crise de abastecimento de água de todos os tempos.

1 mês se passou e a situação se agravou. De lá para cá, as reservas de água praticamente secaram, obrigando a Sabesp a apelar para o volume morto dos últimos reservatórios. E daqui 1 mês, como a situação se encontrará? Se tudo continuar desta forma, é provável que o tema do artigo seja algo relacionado a deserto. Mas antes que isso aconteça, todos precisam continuar fazendo sua parte, principalmente os consumidores. O governo tem conseguido convencer a população a reduzir os gastos com água através de programas de incentivo como descontos progressivos nas contas o que, de certa forma, tem contribuído bastante para a diminuição do risco eminente de desabastecimento.

Por conta desta crise, cidades do interior paulista como Itu estão entrando em estado de calamidade. Aquela que sempre foi considerada a cidade dos exageros, convive agora com a maior crise hídrica de sua história, o que obrigou a prefeitura a instalar caixas d’água gigantes nas praças do centro, já que a maioria das casas não está recebendo o abastecimento devido.

Apesar de o governo do estado dizer que a crise é passageira, há indícios de que pode se tornar ainda mais grave. A Limptec publicou um artigo chamado “Mudanças Climáticas” que prova que esta crise é decorrente do fenômeno natural El Ninõ ao aquecer as águas do oceano pacífico equatorial e criar massas de ar quente em todo o continente sul-americano, além de provocar mudanças climáticas em grande parte do planeta. O desmatamento amazônico e queimadas indiscriminadas nesses momentos de seca, ambos decorrentes de atitudes humanas, também agravam a situação. Portanto, nós, humanos, temos sim grande parcela de culpa e devemos nos redimir urgentemente. Em primeiro lugar, precisamos partir para as atitudes mais simples, aquelas que estão em nossas mãos, como acabar com o desperdício a qualquer custo. Abaixo, pequena lista de atitudes simples que vão amenizar a situação:

  • Ao utilizar as torneiras para escovar os dentes, se barbear, lavar louça, roupa, etc., elas devem ser desligadas enquanto não estiverem sendo utilizadas;
  • Da mesma forma que no item anterior, ao tomar banho, procure desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando;
  • Ao lavar roupa em máquinas, despeje parte da água utilizada em baldes ou em outros pequenos reservatórios. Elas podem ser utilizadas perfeitamente para limpeza de quintais, calçadas e até em vasos sanitários das casas;
  • Os carros devem ser lavados em lava-jatos ecológicos, já que é utilizado quantidade mínima de água para este fim;
  • As plantas devem ser molhadas com regador, pois utiliza menor quantidade de água.
  • Ao detectar entupimento de vaso sanitário, contate uma empresa desentupidora para que a desobstrução seja realizada rapidamente e sem o desperdício de água.

Como último e mais importante item, é preciso acabar com os vazamentos de água nas tubulações que abastecem a casa. Estes vazamentos são os maiores vilões quando o assunto é desperdício de água. Além disto, ao notar pequenas e esporádicas gotas em torneiras e chuveiros, é preciso verificar se os componentes de interrupção da água não estão desgastados. Por conta disto, a Limptec Desentupidora criou um artigo específico para tratar dos vazamentos residenciais, que pode ser visualizado clicando aqui.

Para a Limptec Desentupidora, muito mais do que oferecer serviços de desentupimento 100% qualificados, é preciso orientar a população sobre os gravíssimos problemas relacionados à crise de abastecimento. Se cada cidadão tomar atitude, por menor que seja, ajudará de alguma forma a minimizar os efeitos desta crise.

A Limptec Dedetizadora trabalha 24 horas por dia proporcionando soluções para desentupimento de tubulações, esgotos e encanamentos e geral; e na higienização e limpeza de fossas, caixas de gordura, de esgoto, etc. A Limptec atende os quatro cantos da capital paulista, grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Comentários

Deixe seu Comentário!

Artigo anterior

De onde vem as formigas?

Artigo seguinte

De onde vem as formigas?

Artigos relacionados

Deslize para ver mais

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
Ligar Entre em contato