Escorpiões em São Paulo

O verão e as Baratas

No ano de 2013, alguns bairros da zona oeste da cidade de São Paulo passaram por uma infestação de escorpiões.

Mas o que pouca gente sabe é que este tipo de aracnídeo é encontrado facilmente em bairros periféricos da cidade de São Paulo e região metropolitana e sua presença é notada com maior frequência nos períodos do ano com clima predominantemente quente. Eles se adaptam facilmente às áreas urbanas por encontrarem por lá ótimas condições para moradia, alimentação e reprodução.

Tendo pequenos insetos como presas, presentes em grandes números na região metropolitana de São Paulo, o Escorpião-amarelo (ou Tityus serrulatus) é justamente a espécie que mais freqüentemente é encontrada nesta área urbana, mais precisamente nas tubulações de esgoto. Apesar disto, em épocas de chuva, o escorpião-amarelo se desloca pelas tubulações buscando saídas. Quando chegam a ambientes domiciliares, acabam se instalando por lá por encontrar a temperatura adequada para abrigo. E é aí que mora o perigo. Normalmente, a maioria dos acidentes ocorrem durante o contato com o aracnídeo dentro de casa. 

Quando ocorre a picada, o veneno do escorpião age diretamente no sistema nervoso. A princípio, a dor é intensa e localizada, mas se espalha pelo corpo até que a vítima atinja o estado de hiperestesia (excesso de sensibilidade). Se não tiver procurado um hospital até este momento, o risco de morte torna-se perigoso. Por se tratar de um animal bastante pequeno, o contato com o peçonhento acaba ocorrendo por acidente. Ele utiliza a picada como arma apenas como defesa, no caso de contato com humanos.

Em caso de ocorrência de escorpiões em áreas residenciais, algumas precauções precisam ser tomadas, dentre elas:

  • Vedar todas as áreas da casa que tenham acesso às áreas externas da casa como pequenos vãos entre o chão e a porta, na janela, telhado, etc;
  • Manter os ralos fechados, principalmente os que não são utilizados;
  • Verificar sapatos e roupas antes de sua utilização;
  • Manter os quintais limpos e livres de entulhos;
  • Cuidado com o descarte do lixo domiciliar, mantendo-o vedado e retirando-o no momento da coleta.

 

Notando a presença de escorpiões, contate imediatamente a Limptec Dedetizadora para a realização do procedimento de extermínio deste aracnídeo. A Limptec Dedetizadora utiliza técnicas apropriadas para a realização da dededização domiciliar evitando que alimentos ou animais domésticos entrem em contato com o veneno, eliminando definitivamente a presença dos escorpiões.

A Limptec Dedetizadora trabalha 24 horas por dia de prontidão para solucionar problemas com a proliferação de escorpiões, atendendo os quatro cantos da capital paulista, cidades da região metropolitana de São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *