Fossa séptica como alternativa ao saneamento básico

Fossas Sépticas

A falta de saneamento básico é um dos principais fatores de risco à saúde humana. O esgoto a céu aberto em comunidades carentes, muito além de produzir malcheiro insuportável, também é um dos principais causadores de doenças como a febre tifóide, paratifóide, shigeloses, cólera, hepatite, amebíase, giardíase, leptospirose e inúmeras outras, sendo que essas citadas são as mais comuns e perigosamente letais.

Isso influencia diretamente a qualidade de vida das pessoas como um todo, já que acabam levando-nas a deixar de realizar o que normalmente fariam, como por exemplo, crianças frequentarem a escola.

Segundo a ONU, morrem 7500 pessoas por ano no mundo devido à falta de saneamento básico. Deste número, 5000 são crianças com menos de cinco anos de idade, o que é absolutamente alarmante. Por conta disso, a própria ONU criou uma estimativa para que em 2015 o saneamento básico total, um dos objetivos de desenvolvimento do milênio (ODM – para acabar com a pobreza no mundo) seja alcançado. Mas, segundo a própria ONU, dentre todas as metas, o saneamento básico é o mais difícil de ser alcançado.

Por conta disto, a fossa séptica pode ser considerada uma grande solução por ser rápida de se construir e barato, minimizando e até solucionando completamente os problemas ocasionados pela falta de saneamento básico no que diz respeito à coleta de esgoto. É considerada uma solução eficaz para este problema e muito utilizada em bairros distantes das regiões centrais das cidades e comunidades rurais onde tal coleta ainda não se faz presente, garantindo qualidade de vida aos habitantes destes locais. Mas em comunidades carentes das grandes cidades que ainda sofrem com a falta de saneamento básico, idéias simples como a inserção de fossas sépticas ainda parecem estar longe de serem viabilizadas.

A fossa séptica é uma excelente solução pois substitui parcialmente a rede de coleta de esgoto. Pode ser utilizada individualmente em cada residência ou até coletivamente com a criação de fossas sépticas comunitárias. Seu funcionamento é bastante simples e já foi demonstrado detalhadamente neste artigo da Limptec. Basicamente, transforma a água contaminada eliminada pelas residências em água rica em nutrientes e que pode ser dispensada mesmo no quintal ou em córregos. Todos os dejetos sólidos e gordurosos passam por transformação físico/química e ficam armazenados em um recipiente específico precisando, periodicamente, ser recolhidos por uma empresa especializada.

A conscientização da população e de autoridades públicas para que a solução de problemas alarmantes à sociedade seja realizada o mais rápido possível é dever de todos. Por isso, a Limptec desentupidora tem como um de seus princípios buscar e oferecer soluções, visando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A Limptec desentupidora é especialista no desentupimento e limpeza de fossas. Utiliza técnica de hidrojateamento para sucção e eliminação de todo material sólido acumulado nas fossas. Além de limpar, impermeabilizar e desentupir, a Limptec é certificada pela Sabesp para o correto descarte desse material em local apropriado, livre de possibilidade de ocorrência de danos ambientais.

Atendemos qualquer tipo de serviços relacionados a fossa sépitca em toda região de São Paulo na zona sul, zona norte, zona leste, zona oeste, centro, abc paulista e interior.

A Limptec Desentupidora trabalha 24 horas por dia de prontidão para solucionar problemas de entupimento de fossas, atendendo os quatro cantos da capital paulista, cidades da grande São Paulo e as principais cidades do interior e litoral.

Leia mais informaçõesos sobre Fossas Sépticas:

 

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *