Porque a caixa de gordura é essencial?

Limpeza da Caixa de Gordura

A Caixa de gordura é um utensílio essencial para as residências e obrigatório na maioria dos municípios brasileiros. Sua existência consiste em reter as gorduras, óleo e restos de alimentos despejadas pelos ralos das pias das cozinhas.

A utilização da caixa de gordura é obrigatória pois o material orgânico nela despejado, poderia ficar retido nas paredes das tubulações, diminuindo assim sua capacidade de fluxo. Além disso, o acúmulo de óleo e materiais gordurosos na tubulação de esgoto acaba também funcionando como uma espécie de cola, retendo outros materiais, formando uma barreira. A diminuição do fluxo do esgoto, por fim, acabaria trazendo sérios problemas para residências, prédios, estabelecimentos comerciais e industriais, enfim, para a cidade toda. Por tudo isso, a caixa de gordura é essencial para o sistema de descarte de esgoto.

Sua função é relativamente simples: Reter todo material orgânico sólido proveniente especialmente das cozinhas. Para isso, a caixa de gordura normalmente é composta por dois compartimentos de armazenamento. Entre eles, há uma pequena abertura localizada na parte inferior da divisão. Então, todo o esgoto da cozinha é despejado diretamente no primeiro compartimento, que terá a função de reter o material sólido. Como a gordura tem uma densidade menor do que a da água, fica retida na parte superior do primeiro compartimento da caixa. Assim, todo o material líquido passa para o segundo compartimento por baixo, e depois, encaminhado à rede de esgoto.

Este material retido na caixa de gordura precisa ser removido manual ou mecanicamente periodicamente. A falta de limpeza da caixa de gordura traria riscos de entupimento da tubulação, malcheiro, presença de insetos, transbordamento pela tampa, etc. A Limptec Desentupidora trabalha com a remoção deste material, utilizando utensílios apropriados para este fim. Além disso, a Limptec faz a limpeza e impermeabilização das caixas de gordura, aumentando sua longevidade. O material recolhido é transportado para um local apropriado, evitando danos ambientais.

Para prolongar a vida útil da tubulação de esgoto da cozinha e da caixa de gordura, pequenas atitudes no dia-a-dia precisam ser mudadas:

  • Nunca jogue materiais gordurosos como o óleo de frituras, por ex, pelo ralo da pia. O óleo de cozinha utilizado deve ser separado em recipientes e destinados a pontos de coletas, como supermercados, por ex;
  • Restos de comida devem ser retirados pela cestinha do ralo da pia e destinado ao lixo;
  • Depois de lavar a louça o ideal seria ferver 2 litros de água e atirar pela pia. A gordura que fica presa na tubulação durante a limpeza da louça, se afina em contato com a água quente e segue então até à caixa de gordura.

A Limptec aposta na conscientização da população para a diminuição dos transtornos do dia-a-dia. Mas, caso necessário, estará em prontidão para solucioná-los.

Limptec. Solucionando com eficiência, rapidez e qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *