O que é dedetização? Quando dedetizar? Quais cuidados tomar?

Limptec Dedetizadora

Como todos sabemos, a dedetização consiste em eliminar insetos, seus ovos e larvas, através de algumas técnicas específicas para cada ambiente e tipo de inseto, mas todas utilizando inseticidas. O termo dedetizar vem do nome de um pesticida chamado DDT que ficou popularmente conhecido a partir dos anos 60. Porém, para cada colônia de insetos a ser eliminada, utiliza-se o termo específico a partir do nome do inseto. Por ex: À colônia de cupins, descupinização. À ninhada de ratos, desratização. E assim por diante.

Em se tratando de controle de pragas residenciais, a utilização de aerossóis até poderá resolver se a presença de insetos for esporádica. Quando há a detecção de formigas em grande número, por exemplo, um aerossol de uso doméstico não solucionaria. Para casos como este, é recomendado a contratação da Limptec Dedetizadora para o correto procedimento, sem que haja prejuízo algum para outros animais e pessoas. Além do quê, não basta eliminar os insetos que caminham pela casa. É preciso chegar à raiz, ou seja, em sua colônia, e lá, realizar um trabalho específico. Este procedimento é realizado para qualquer tipo de inseto. Outra fator importante para se contratar um serviço profissional é que os produtos utilizados são apropriados para cada tipo de inseto, tem ação prolongada e não deixam manchas pela casa.

Durante a dedetização e, dependendo do tipo, poderão ser colocadas iscas e uma variedade de venenos. Assim, os compostos para atração dos insetos serão colocados em locais de difícil acesso para evitar a curiosidade de animais domésticos e crianças. Seguem abaixo alguns cuidados que devem ser tomados durante a dedetização residencial:

  • Na aplicação de inseticidas gasosos, é recomendado que os moradores se ausentem do ambiente por pelo menos 6 horas;
  • Quando se utiliza iscas para captura de ratos, é necessário que as mesmas sejam disponibilizadas em locais de difíceis acessos para que animais domésticos e crianças não tenham contato. Esses venenos podem ser letais a outros tipos de animais e causar grandes danos a humanos;
  • Antes do procedimento de dedetização, é necessário que o ambiente esteja limpo para a correta fixação dos compostos nas superfícies;
  • Se a dedetização precisar ser realizada em armários e guarda-roupas para combate de traças e baratas, é necessário que sejam totalmente esvaziados, evitando que haja o contato do veneno com o que estiver guardado.

A Limptec Dedetizadora faz essas e outras recomendações antes do início dos trabalhos.

É preciso salientar que, se houver a detecção de grandes quantidades de insetos, a probabilidade que uma colônia tenha se instalado em sua residência é bastante grande e, por esse motivo, é importante que a dedetização seja realizada, pois sua presença pode causar males à saúde humana.

É importante lembrar também que quanto mais limpo o ambiente residencial se encontrar, menor a probabilidade de instalação de colônias de insetos. Eles são pequenos e necessitam estar próximos à fonte de alimentação. Por isso, a boa limpeza é fundamental.

Fontes: Terra e Wikipedia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *